As mudanças e os ciclos de evolução.

horse-racingSemana passada estava discutindo em sala de aula as mudanças que estão em curso no mercado, falamos de uber vx taxis, airbnb vs hotéis e outras que estão acontecendo no momento, lembrei da destruição criativa de Joseph Schumpeter que em 32 falava de coisas que estão cada vez mais atuais.

Se pensarmos bem as houses e os departamentos internos de comunicação de lojas como Mappin – que foi dirigido pelo Alex Periscinoto foram substituído por agências de publicidade com uma formação que permanece até hoje e assim andamos e ficamos no mercado onde as agências como a ALMAP cujo o P é do cara citado ainda fez sucesso passou por várias formações e está aí na luta.

Acredito e defendo que o mercado precisa mudar outra vez, as consultorias de gestão com acesso ao topo da cadeia de decisão estão tomando o lugar das agências que estão cada vez mais operacionais e sofrendo na mão de gente nas empresas que buscam resultados e não são mais levadas por discursos bem articulados de uma galera com ternos descolados.

O artigo do articulista da Forbes mostra isso muito bem, estamos numa corrida de cavalos onde as agências estão perdendo o derby para as consultorias e os engravatados de terno preto. Vale a leitura e a reflexão porque a mudança vem para todos e favorece quem está atendo ao que acontece no mundo, no mercado e na sociedade como um todo.

http://www.forbes.com/sites/avidan/2016/04/25/consultants-are-eating-the-agencies-three-martini-lunch/#79c947223aba

Marcelo Sembongi. Diretor de Planejamento e Professor Universitário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s