UM CAMALEÃO CHAMADO RÁDIO

antique radioA Progresso, de Juazeiro do Norte, foi a primeira a pular do AM para o FM. Deixou de lado os 1.310 MHz e fincou bandeira nos 97,9 kHz. Comprou equipamento de ponta e reformou estúdio. O festejo da virada ocorreu em março.

A programação, não mudou. Toca Wesley Safadão, MC Guimê e Adele. Tem a hora da missa, a carta do ouvinte, o recadinho do coração. Fala de futebol, das notícias do cariri cearense, da previsão do tempo e, claro, da previsão dos astros. Enfim, uma rádio de verdade, que conhece e conversa com o Brasil real.

Fundada em 1967, a FM Progresso abriu a temporada de migrações. Na lista, 1.386 emissoras, de um total de 1.781 pelo Brasil afora. O processo será feito por etapas. Não é obrigatório. Quem optar vai tocar nas duas bandas durante cinco anos. O dial, em algumas cidades, terá de ser estendido para caber tanta novidade.

Novidade, aliás, é uma palavra que faz parte do dicionário deste resiliente e camaleônico veículo de comunicação (talvez o mais querido…). Do receptor de galena ao streaming, muitas ondas rolaram. E a sentença de morte – mesmo com a urucubaca – nunca veio. E agora, com uma nova fase iniciada na terra do combativo Padim Ciço, ninguém segura.

João Bonetto é radialista e jornalista, desde o tempo da cartucheira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s